Atualizado em 29/05/04
Menu
|

Classificatórias para os freestyles (1A e 2A):
Para 1A e 2A haverá pelo menos 10 vagas abertas para freestyles mais o número de Campeões Nacionais. Observe que um Campeão Nacional deve obter pelo menos 24 pontos nas manobras obrigatórias para manter sua pré-classificação para o freestyle. Campeões Nacionais são vencedores de Campeonatos Nacionais reconhecidos pelo Campeonato Mundial de Ioiô. Esses incluem: AYYA, GYYA, JYYA, Active People (Suíça), KYYA, FYYA, IYYA, ABI, PYYA e BYYA. Todos os Campeões Mundiais devem participar das manobras obrigatórias, pois esse placar será parte do seu placar final.
Se o Campeão Nacional de um país reconhecido em 1A ou 2A não competir, o melhor colocado nas manobras obrigatórias desse país poderá utilizar a vaga, desde que obtenha pelo menos 40 pontos dos 50 possíveis. Se houver menos de 5 classificados dos países, vagas abertas adicionais serão utilizadas até chegar a um máximo de 15 finalistas. Para mais informações, consulte o FAQ.
Classificatórias para os freestyles (3A, OS-4A e CW-5A):
Para 3A, OS-4A e CW-5A, haverá pelo menos 5 finalistas em cada modalidade baseados na maior pontuação nas manobras obrigatórias. Finalistas adicionais podem ser permitidos de acordo com a decisão do Juiz Chefe ou Diretor do Campeonato, se houver mais de 10 participantes em cada uma dessas modalidades da seguinte forma: 11 a 15 participantes: 6 finalistas, 16 a 20 participantes: 7 finalistas, 21 ou mais participantes: 8 finalistas.
Regras de freestyle (para as 5 modalidades):
- Cada participante terá 3 minutos para executar sua rotina acompanhado de uma música de sua preferência.
- O tempo será contado a partir do começo da música.
- Nenhuma pontuação será contada antes do início da música ou depois de esgotados os 3 minutos.
- As músicas devem ser apropriadas para todo o público. Participantes com músicas inadequadas (obscenidades, discriminação, etc.) podem ser desclassificados. Se não tiver certeza sobre a sua música, peça a opinião de um dos juízes.
- A música deve ser providenciada em cassete, CD-R ou Mini-disk (não compactado). MP3 ou CD-RW não serão aceitos.
- A música deve ter claramente o nome do participante, bem como a faixa a ser utilizada.
- Todas as ações do jogador devem levar em conta a segurança própria, do público e do local. Com a concordância do Diretor do Evento e Juiz Chefe, todos os juízes têm autoridade para desclassificar um participante por comportamento perigoso ou inapropriado.
- Nenhum assistente será permitido no palco durante a rotina.
- Todos os ioiôs usados pelo competidor devem ser trazidos ao palco antes do início do freestyle. Nenhum ioiô pode ser devolvido ao palco e nenhum poderá ser aceito da platéia ou ajudante.
- Itens adicionais não serão permitidos sem o consentimento do Diretor do Evento e do Juíz Chefe.
Pontuação freestyle:
A pontuação Freestyle de um participante será a combinação de pontos para Execução Técnica e Performance Artística para um máximo de 90 pontos. Os detalhes desses componentes está descrito abaixo.
EXECUÇÃO TÉNICA (TE) E PERFORMANCE ARTÍSTICA (PS)
- Cada juíz determinará a pontuação para TE de cada participante baseado na soma de pontos Positivos e Negativos conforme descritos abaixo. Essas pontuações serão normalizadas, pesadas e serão parte da pontuação final do participante.
- Em 1A, não pode haver em qualquer momento, mais de um ioiô sendo jogado ao mesmo tempo, incluindo ioiôs adicionais ou auxiliares.
- Em 2A e 3A os pontos normalmente serão dados somente quando os dois ioiôs estiverem sendo jogados e em momento algum pode haver mais de dois ioiôs sendo jogados.
- Em OS-4A e CW-5A não há restrições quanto ao número de ioiôs sendo jogados.
- Um ou mais pontos positivos serão dados para cada elemento avançado de manobra executado com sucesso.
- Elementos típicos incluem (mas não estão limitados a): mounts, dismounts, arremessos, pegadas, acertos na corda, hops, pops, flops, grinds, lacerations, transições, regenerações, soltar e pegar (como em suicides), whips, pegadas de corda e contrapeso e outros.
- Elementos típicos para a modalidade 2A incluem (mas não estão limitados a): loops, punches, wraps, moons, hops, stalls, voltas ao mundo, transições, regenerações e combinações e/ou variações desses elementos.
- Pontos adicionais podem ser dados de acordo com a dificuldade, originalidade, seqüências longas na mesma jogada e amplitude da manobra. Em outras palavas, um juiz pode dar quantos pontos achar adequados para cada elemento executado corretamente.
- Como mencionado acima, nenhum ponto será dado antes ou depois dos 3 minutos.
- Elementos de estilo, como, mas não limitados a, os listados abaixo valerão pontos apenas enquanto o participante estiver executando elementos avançados de manobra.
- Presença no palco
- Coreografia
- Amplitude
- Elegância de controle e linha
- Maturidade das manobras
- Originalidade
- Movimento (como uso do espaço físico, para cima, para baixo, para frente, para trás, esquerda e direita incluindo dança e movimentos acrobáticos durante as manobras)
Pontos Negativos
- Em todas as modalidades, um ou mais pontos podem ser retirados por: erros óbvios de manobras ou elementos de manobras, perda de controle, erro ao pegar o contrapeso ou cordinha e reinícios. Em 2A e 3A os ioiôs são julgados separadamente.
- Tentativas repetidas de tentar estabelecer controle sobre o ioiô, como binds falhos ou loops ou punches descontrolados em excesso acarretarão em descontos adicionais.
- Em todas as modalidades exceto OS-4A, substituir o ioiô valerá uma penalidade de 3 pontos se a cordinha estiver com nó ou presa.
- Perda de controle que implica em enrolar o ioiô manualmente ou substituir o ioiô (sem nó) acarretará em 2 pontos de penalidade. Em 2A e 3A, portanto, se os dois ioiôs tiverem que ser enrolados manualmente, 4 pontos serão descontados.
- Em 2A e 3A, substituir os dois ioiôs contará como 5 pontos de penalidade se as cordinhas estiverem embaraçadas entre si.
Pontuação de obrigatórias:
A pontuação de obrigatórias será o total de pontos ajustados de um participante nas manobras obrigatórias. A pontuação de obrigatórias será dividida por 5 e adicionada à pontuação final. Uma pontuação de 50, por exemplo, valerá 10 pontos na pontuação final, enquanto uma pontuação de 44, valerá 8.8.
Pontuação final:
A Pontuação Final para cada participante será determinada adicionando suas pontuações ajustadas para TE e PS com a Pontuação de Obrigatórias.
Uma pontuação final de 100 significará que o participante ficou em primeiro lugar nas contagens de todos os juízes (depois de descartar a maior e menor pontuações) para obter 90 em TE e PS e mais 10 pontos (50/5) nas manobras obrigatórias.
Empates serão resolvidos da seguinte forma:
- Maior pontuação de obrigatórias
- Maior pontuação em desempate de obrigatórias
- No improvável caso do empate persistir, os juízes poderão escolher um novo critério ou declarar empate entre os jogadores.
|