![]() Atualizado em 02/05/05
Menu
|
![]()
Ele viveu a vida toda em Salt Lake City. Seu primeiro contato com um ioiô veio quando seu irmão trouxe para casa um Duncan de um amigo. Dale experimentou o brinquedo. A corda era comprida demais para um garoto de 5 anos, e ele acabou subindo numa cadeira para jogar o ioiô e descobriu que conseguia fazê-lo subir e descer. Quando tinha 9 ou 10 anos, uma loja popular chamada "Jimmy's Store" em frente à sua escola estava promovendo um campeonato de ioiô. Ele foi apresentado a Jimmy "Willy" Anderson, o demonstrador de ioiôs viajante, através do coordenador da campanha da Duncan, Herman Ridgeway. Anderson gostou de Dale e ensinou muitas coisas a ele. Dale e seus amigos esperavam ansiosamente pela visita anual do Homem da Duncan, e ligavam para os hotéis para saber se havia reservas para ele meses antes das visitas. Dale se deu tão bem que a Duncan perguntou se ele queria trabalhar para eles por US$1 por hora. "Eu disse, bom, sim, eu quero trabalhar para eles," mas uma das condições era que ele não poderia competir nos campeonatos. Ele fazia demonstrações e ajudava a organizar campeonatos locais. Ele virou uma espécie de celebridade entre seus amigos depois de aparecer nos programas "Uncle Rosco" e "Engineer Ron". Quando tinha 15 anos, ele estava no campeonato estadual de Utah com o pessoal da Duncan. Ele disse que queria competir, mas disseram que ele não podia. Ele disse que abriria mão do prêmio se vencesse e eles cederam. Dale venceu o campeonato e o segundo colocado ficou com a televisão, enquanto Dale ganhava seu US$1 por hora.
Dale ganhou um ioiô Hummingbird, de Brad Countryman, e ele ficou impressionado. Ele entrou em contato com Brad, que acabou convidando-o para uma demonstração na Feira Internacional de Brinquedos de Nova Iorque de 1987, da qual ele participou 7 ou 8 vezes desde então para a Hummingbird e mais tarde para a What's Next, sucessora de Countryman para a Hummingbird. Countryman estava conversando com um produtor do show dos Smother Brothers, que estava procurando alguém para aparecer no Show. Countryman indicou Dale ao produtor, que foi convidado para o show. Quando ele foi ao show, Tom Kuhn estava lá com Daniel Volk, que acabou se apresentando e aparecendo no vídeo instrucional. Dale achou que tudo tinha terminado ali, e que sua chance de se apresentar com Tommy Smothers tinha desaparecido, quando ele recebeu um telefonema meses depois do show dos Smothers, convidando-o para participar com Barney Akers, Bob Rule, Joe Radovan, Harvey Lowe e Gus Somera. Dale ficou deslumbrado com a chance de se apresentar com um grupo desses e partiu imediatamente. Infelizmente, Somera e Radovan não puderam comparecer à gravação, mas o resultado com Dale, Akers, Rule e Lowe ainda pode ser visto no fim do vídeo instrucional de ioiô dos Smothers. Aquela foi a primeira vez que Dale encontrou Akers, Lowe e Rule e todos se tornaram amigos durante as gravações. Ele aprendeu vários truques "de bolso" com Akers. Lowe deu dicas para o loop por fora de Dale, dizendo "fisgue-o, Myrberg!"
Anos depois, Dale quebraria o recorde de loops por fora, graças às dicas de Lowe. Dale Oliver, Bill deBoisblanc and Dale estabeleceram os Recordes Mundiais no Mundial de 1996 - Dale estabeleceu nove deles no salão do hotel. Todos os recordes foram estabelecidos com ioiôs de eixo fixo. "Eu sou das antigas." Ele tinha dificuldades em aceitar os ioiôs de rolamento, mas agora adora assistir todas as possibilidades dos ioiôs de rolamento. Ele lembra as pessoas de que "panela velha é que faz comida boa" e que se não fosse o velho, o novo não seria possível. Uma das suas broncas com ioiôs de rolamento é que eles dão uma gratificação imediata para o jogador. Ele gira por tanto tempo que é possível aprender a Bomba Atômica como primeiro truque. Dale acredita que as pessoas devem começar pelo básico - que elas devem progredir gradativamente. Começando com um ioiô de eixo fixo, incluindo loops, é mais provável que as pessoas compitam na minguante modalidade AA (loops com duas mãos).
Dale começou a organizar o campeonato estadual de Utah em 1989 e desconhecia quaisquer outros campeonatos. Ele soube que Bob Malowney tinha começa o campeonato nacional em 1988 e ligou para ele, perguntando se ele poderia comparecer. Bob o recebeu e Dale tem comparecido em todos os campeonatos desde então.
Dale foi parte do Mundial desde que ele foi recriado por Dale Oliver em 1992. Ele ficou em segundo lugar atrás de Dale Oliver no primeiro ano e acabou por ganhar o Título Mundial em 1996. Ele também participou do primeiro campeonato freestyle no campeonato nacional dos EUA de 1994. Ele venceu a modalidade, que era apenas uma exibição naquele primeiro ano.
Dale, juntamente com Dale Oliver e Dennis McBride, foi um dos três primeiros Mestres Nacionais nomeados por Bobo Malowney em 1995. "Se não fosse pelo que Dale e bob criaram ou competindo com Bill, eu nunca seria nada perto do que eu sou agora como jogador ou como pessoa." Ele trabalhou para a What's Next durante a febre de ioiô dos anos 90, viajando pelos EUA liderando os demonstradores do "Extreme Team".
Dale planeja continuar ativo no ioiô. Ele não tem agendado shows devido à sua recente batalha contra o câncer de bexiga. Ele ainda atua como juiz quando convidado e quer auemntar o número de performances em palestras motivacionais, bibliotecas, feiras estaduais e locais. Ele vem participando da October Fest do Snow Bird Ski Resort por 18 anos consecutivos
Ele também faz trabalhos de caridade para boas causas. Ano passado ele se apresentou na caminhada da Associação contra o Câncer e Salt Lake City. Eles o convidaram novamente este ano e ele disse que este ano ele estará se apresentando como sobrevivente.
Dale recomenda a todos que visitem seu médico regularmente para exames. Deteção precoce é a chave para a cura.
|