HOME PROGRAMAÇÃO LOCAL INSCRIÇÃO RESULTADOS

REGRAS

CATEGORIA 1A

A categoria 1A é realizada de acordo com as regras da Associação Brasileira de Ioiô, no formato Freestyle, onde os jogadores apresentam suas rotinas acompanhadas de música em 1 ou 3 minutos. A contagem de pontos será feita pelo Sistema de Pontuação Categorizada.

Introdução:
O sistema de pontuação categorizada tem por objetivo simplificar o processo de avaliação dos jogadores, assim como facilitar a compreensão do sistema de pontuação. O sistema também permitirá que a organização de campeonatos se torne mais simples e acessível.

Funcionamento:
Neste sistema, os jogadores são avaliados em quesitos, descritos na seção Quesitos. Para execução de competições utilizando este sistema, recomenda-se que haja pelo menos um juiz para cada quesito. Caso seja possível haver mais de um, a nota do jogador em cada quesito será a média das notas dos juízes desse quesito.

Quesitos:
A apresentação de cada jogador será avaliada nos seguintes quesitos:

A) Originalidade: 0-10, com gradações de 0,1 ponto. Neste quesito, será avaliado o uso de elementos ou manobras novas ou originais durante a apresentação, bem como variações de elementos existentes. Como referência, uma apresentação que consista apenas de elementos e manobras conhecidas há mais de 3 anos receberá nota 0 (zero) neste quesito.

B) Performance/Estilo: 0-10, com gradações de 0,1 ponto. Neste quesito, será avaliada a apresentação como um todo, sem se levar em conta o mérito técnico das manobras.Coreografia, sincronia com a música, empatia com a audiência e plasticidade contarão pontos neste quesito.

C) Dificuldade/Mérito Técnico: 0-10, com gradações de 0,1 ponto. Neste quesito será avaliada a dificuldade e execução das manobras, independente de sua originalidade ou plasticidade. Elementos de manobras não completados não serão levados em conta. A nota será dada para o conjunto de manobras da apresentação e não para manobras individuais, de forma que será dada uma nota maior a apresentações com maior númerode elementos e manobras de maior dificuldade.

D) Penalidades: As penalidades serão contabilizadas da seguinte forma: 2 pontos caso o ioiô precise ser enrolado manualmente e 3 pontos para cada troca de ioiô causada por erro do jogador, ou seja, não serão descontados pontos se o jogador trocar de ioiôs para executar outro tipo de manobra.

Nota Final:
A nota final do jogador consistirá da soma das notas em cada quesito. Os quesitos A, B e C terão peso 1; o quesito D terá peso 0,5. Em caso de empate, o desempate será feito comparando-se as notas do quesito C, caso persista o empate, serão utilizadas, na seguinte ordem, as notas dos quesitos A, D e B. Caso persista o empate, os juízes deverão decidir sobre o desempate, podendo declarar empate entre os jogadores.

CATEGORIA OPEN

As regras para a Open serão as mesmas da 1A, apenas sendo aplicada para as modalidades 2A, 3A, 4A e 5A,
sendo permitido trocar de modalidade a qualquer momento da apresentação.

CATEGORIA PERFORMANCE ARTÍSTICA (AP) 

O que é a Performance Artística?
 
Performance artística é a modalidade onde o objetivo é encantar o publico. Para isso, habilidade com o ioiô, coreografia, uso da música, uso criativo do palco e interatividade com o publico serão alguns critérios importantes para o julgamento das apresentações.
 
 
Regras Gerais
 
Cada concorrente terá de um a cinco minutos para realizar o seu melhor desempenho e poderá ter qualquer duração, dentro deste período.
 
Os competidores poderão utilizar músicas em sua apresentação, desde que sejam entregues antes da competição em CD ou arquivo durante a confirmação de inscrição.
 
Exceto por questão de segurança, não há limites especial sobre adereços que um competidor pode usar. A utilização de quaisquer adereços incomum deve ser aprovada pela organização do evento. Itens que podem causar um perigo para o artista ou ao público não serão permitidos, isso inclui , pirotecnia ou facas e objetos cortantes.
 
É proibido sujar o palco com tinta, espuma ou qualquer outra coisa que possa vir a atrapalhar outro competidor em sua apresentação.
 
Um microfone em um cabo pode ser disponibilizado ao competidor, se solicitado com antecedência. Concorrentes podem ligar o seu próprio equipamento (Players, MP, iPod, etc.) na entrada de som disponível no dia do evento.
 
Equipes terão permissão para competir. No entanto, apenas um troféu ou medalha será entregue ao concorrente vencedor ou equipe.
 
Os assistentes serão considerados membros da equipe e, portanto, eles serão autorizados a realizar manobras de ioio.
 
 
O julgamento
 
A bancada vai contar com de cinco a sete juizes, especialistas ou não de ioio e convidados.
 
Os critérios de avaliação serão feitos de modo pessoal, não havendo assim um roteiro de quesitos a ser cumpridos. Devido a variedades de tipos de apresentações que podem conter, o objetivo é entreter o publico de melhor maneira possível.
 
Cada juiz dará uma nota de zero a dez com variação de meio ponto para cada competidor, a ordem dos vencedores será declarada a partir da média de pontos conquistados.
 
Se houver algum empate, os juízes se reunirão para decidir quem foi melhor, não haverá dois competidores em mesma colocação.

 

  www.valinhos.sp.gov.br www.ioiofenix.com.br Zafira Plásticos www.timelessbr.com www.ioiobrasil.org