Regulamento

Freestyle

Os campeonatos da Associação Brasileira de Ioiô são realizados no formato freestyle, onde os jogadores apresentam suas rotinas acompanhadas de música em 1 ou 3 minutos.

A contagem de pontos pode ser feita de duas maneiras diferentes:

Sistema Tradicional

Os pontos são atribuídos por cada juiz através de contadores (clickers) para cada elemento de manobra executado pelo jogador. Pontos são dados para originalidade, criatividade e execução das manobras.

Cada juiz também é responsável por atribuir pontos negativos de penalidade para cada erro cometido pelo jogador. Para erros simples, é descontado 1 ponto; para erros que levem o jogador a enrolar o ioiô manualmente, são descontados 2 pontos; para erros que levem à troca de ioiôs, são descontados 3 pontos.

A critério da organização do campeonato, também pode ser dada uma nota de performance a cada apresentação, levando em conta a plasticidade, uso do espaço, empatia com o público e coreografia durante as manobras.

Sistema de pontuação categorizada

Introdução:
O sistema de pontuação categorizada tem por objetivo simplificar o processo de avaliação dos jogadores, assim como facilitar a compreensão do sistema de pontuação. O sistema também permitirá que juízes sejam treinados em um curto período de tempo, permitindo que a organização de campeonatos se torne mais simples e acessível.

Funcionamento:
Neste sistema, os jogadores são avaliados em quesitos, descritos na seção Quesitos. Para execução de competições utilizando este sistema, recomenda-se que haja pelo menos um juiz para cada quesito. Caso seja possível haver mais de um, a nota do jogador em cada quesito será a média das notas dos juízes desse quesito.

Quesitos:
A apresentação de cada jogador será avaliada nos seguintes quesitos:

A) Originalidade: 0-10, com gradações de 0,1 ponto. Neste quesito, será avaliado o uso de elementos ou manobras novas ou originais durante a apresentação, bem como variações de elementos existentes. Como referência, uma apresentação que consista apenas de elementos e manobras conhecidas há mais de 3 anos receberá nota 0 (zero) neste quesito.

B) Performance/Estilo: 0-10, com gradações de 0,1 ponto. Neste quesito, será avaliada a apresentação como um todo, sem se levar em conta o mérito técnico das manobras. Coreografia, sincronia com a música, empatia com a audiência e plasticidade contarão pontos neste quesito.

C) Dificuldade/Mérito Técnico: 0-10, com gradações de 0,1 ponto. Neste quesito será avaliada a dificuldade e execução das manobras, independente de sua originalidade ou plasticidade. Elementos de manobras não completados não serão levados em conta. A nota será dada para o conjunto de manobras da apresentação e não para manobras individuais, de forma que será dada uma nota maior a apresentações com maior número de elementos e manobras de maior dificuldade.

D) Penalidades: As penalidades serão contabilizadas da seguinte forma: 2 pontos caso o ioiô precise ser enrolado manualmente e 3 pontos para cada troca de ioiô causada por erro do jogador, ou seja, não serão descontados pontos se o jogador trocar de ioiôs para executar outro tipo de manobra.

Nota Final:
A nota final do jogador consistirá da soma das notas em cada quesito. Os quesitos A, B e C terão peso 1; o quesito D terá peso 0,5.
Em caso de empate, o desempate será feito comparando-se as notas do quesito C, caso persista o empate, serão utilizadas, na seguinte ordem, as notas dos quesitos A, D e B. Caso persista o empate, os juízes deverão decidir sobre o desempate, podendo declarar empate entre os jogadores.